NÃO DEIXE FALTAR ÁGUA !
  • 07/07/2020
NÃO DEIXE FALTAR ÁGUA !

Em toda consulta pergunto para meus pacientes a quantidade média de líquidos que ingerem durante um dia, mesmo eu já sabendo a resposta antes de responderem. Na enorme maioria das vezes é uma quantidade muito baixa, e muitas vezes afirmam que só bebem em último caso ou com remédios. Porque uma coisa tão simples como beber água é tão difícil para uma pessoa de mais idade ? Com a idade, temos uma mudança no cérebro que leva a uma menor percepção da sede. Por isso, o idoso tem que “forçar” mesmo para beber a quantidade suficiente durante o dia, que para uma pessoa de 70 kg é em média de 2 litros. O engraçado é que, a simples idéia de ter que tomar 8 copos de 250 ml por dia é rechaçada de pronto, é tida como um absurdo inatingível. Por isso sugiro que tome meio copo desses de requeijão, de hora em hora, pois dá no mesmo. Assim, a pessoa não percebe que está tomando uma boa quantidade. Outra coisa: pelo menos metade do líquido que uma pessoa deve ingerir por dia deve ser de água, o restante pode ser de outros alimentos, como sucos, chá, leite ou gelatina. O processo natural de envelhecimento leva a diminuição de tecido muscular (a massa magra) e aumento do tecido gorduroso. Portanto, mesmo que uma pessoa de 70 anos aparentemente não seja obesa, ela tem mais gordura do que músculo. Acontece que o tecido muscular retém mais líquido do que o gorduroso, o que faz com que o indivíduo mais idoso seja praticamente um “desidratado crônico”. Viver nessa situação limítrofe ocasiona mais facilidade para sofrer os efeitos nocivos de uma situação de perda de líquido, como uma diarréia, excesso de sudorese em tempos de mais calor, maior suscetibilidade aos efeitos de diuréticos, bem como da falta crônica de ingesta de líquidos. A falta de líquidos pode acarretar, entre outros, desidratação, problemas renais, quedas, hipotensão postural (aquela tontura que se sente ao levantar da cadeira), diminuição da urina, obstipação intestinal , aumento do nível no sangue de determinadas medicações e quadros de confusão mental aguda, muitíssimos frequentes no idoso e com gravidade variável, frequentemente levando à internação. Realmente, é impressionante como um hábito tão simples como esse pode prevenir e solucionar tantos problemas potencialmente graves. Portanto, vamos prestar mais atenção.Geriatria – Dr Roberto M. Betitohttp://geriatriafacil.com.br

Leia mais
FESTA JUNINA - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 26/06/2020
FESTA JUNINA - RESIDENCIAL SANTORINI

Muita diversão e alegria no Residencial Santorini.Junho uma das épocas mais coloridas e gostosas do ano a festa junina agitou o residencial com músicas, danças, brincadeiras e as deliciosas comidas típicas de festa junina.

Leia mais
JUNHO VIOLETA - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 16/06/2020
JUNHO VIOLETA - RESIDENCIAL SANTORINI

Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa.No dia 15 de junho é o dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Nesta data tão importante, a equipe de enfermagem do Residencial Santorini preparou palestras para os colaboradores reforçando o treinamento e a preocupação com os cuidados com os idosos.

Leia mais
CHÁ DA TARDE - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 08/06/2020
CHÁ DA TARDE - RESIDENCIAL SANTORINI

O consumo do chá traz benefícios cognitivos, aumentando a criatividade, melhorando o humor e ajudando na memória, com isso, reduz a chance de desenvolver Alzheimer.  

Leia mais
A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 08/06/2020
A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE - RESIDENCIAL SANTORINI

O convívio social é fundamental em qualquer época da vida, quando o residenite se socializa, ele se sente mais feliz e disposto, fica bem consigo mesmo e aumenta a sua autoestima, contribuindo para o seu bem-estar e para uma melhor qualidade de vida.

Leia mais
CUIDADOR DE IDOSOS: UMA NOVA E NOBRE PROFISSÃO
  • 04/06/2020
CUIDADOR DE IDOSOS: UMA NOVA E NOBRE PROFISSÃO

A profissão de cuidador de idosos vem aumentando expressivamente no Brasil, de forma muito rápida, vindo a se tornar a que mais cresceu nos últimos 10 anos, segundo levantamento do Jornal Folha de São Paulo, de dezembro de 2018. Esse crescimento obviamente está ligado ao envelhecimento da população que estamos acompanhando nos últimos anos e que será assunto cada vez mais presente daqui para frente. Ainda segundo a pesquisa, 85 % dos profissionais contratados para a função são mulheres com ensino médio. Mas, como em todas as profissões ligadas à área da saúde, não basta apenas querer trabalhar com isso. Mais do que desenvolver as atribuições necessárias através de cursos, de estudo, de prática, é necessário que se tenha o dom para a coisa. Falo sobre ter a paciência necessária para acalmar um paciente portador de demência que se encontra agitado, serenidade para não julgar determinadas atitudes ou hábitos de uma pessoa que tem o dobro (ou o triplo da sua idade) e que vem de outra época muitíssimo diferente da nossa. Muito sangue frio para não revidar um tapa na sua mão simplesmente porque você não o avisou que iria abrir a sua fralda naquele momento… Também é importante que, além de técnica adequada, o candidato a cuidador saiba como agir no seio de uma outra família, onde inevitavelmente passará a ter intimidade com os outros moradores. Deve respeitar a biografia de seu paciente, tratando-o não como “vô” ou “vó”, mas sim como ele sempre gostou de ser tratado. Evitar fazer julgamentos, respeitar a família e seu paciente e fazer o seu trabalho da melhor forma possível, com ética e discrição. É necessário que o cuidador saiba identificar os sutis sinais de doenças nos idosos, saiba reconhecer riscos potenciais no ambiente e também ter noções de primeiros socorros. Passear e acompanhar o paciente ao médico e fornecer corretamente as medicações. E nunca se esquecer de uma coisa muito importante: não fazer por ele, mas sim, com ele. Dando suporte na medida certa, mas não o privando de tentar fazer algo, pois aí estará atrapalhando ao invés de ajudar. A preservação das funções de seu paciente deve ser sempre prioridade! Por último, mas não menos importante: o cuidador deve descansar…muito. Porque cuidar de idosos requer muita energia e dedicação, mas em compensação a recompensa pode ser muito maior do que se esperava. Geriatria – Dr Roberto M. Betitohttp://geriatriafacil.com.br

Leia mais
Residencial Santorini Sênior e Hotel - Águas da Prata, SP
  • 04/06/2020
Residencial Santorini Sênior e Hotel - Águas da Prata, SP

O Residencial Santorini surgiu diante da necessidade de oferecer um ambiente familiar à terceira e quarta idades, com um novo conceito em residência terapêutica, em um ambiente caracterizado pelo extremo cuidado, liberdade, boa saúde física e mental dos moradores. Oferecendo uma ampla opção de afazeres supervisionados por uma equipe multidisciplinar. Localizado em uma das mais belas estâncias climáticas do país, Águas da Prata, SP, no centro da cidade, em uma ampla área de 5 mil metros quadrados, o Residencial Santorini oferece cuidados especializados e segurança para quem pensa no bem-estar de seus familiares ou para quem pretende desfrutar de conforto e amparo profissional, antes e depois da aposentadoria.*Vídeo produzido antes da pandemia*

Leia mais
ATIVIDADES LÚDICAS - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 28/05/2020
ATIVIDADES LÚDICAS - RESIDENCIAL SANTORINI

Atividades com a Terapeuta Ocupacional no Residencial Santorini para desenvolvimento do estímulo, atenção, concentração, memória e discriminação visual.

Leia mais
HIGIENIZAÇÃO - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 03/06/2020
HIGIENIZAÇÃO - RESIDENCIAL SANTORINI

O Residencial Santorini higieniza constantemente todas as áreas da estrutura, promovendo assim, a segurança e o bem estar dos residentes e colaboradores.

Leia mais