DIABETES E ENVELHECIMENTO: O QUE MUDA?
  • 27/07/2020
DIABETES E ENVELHECIMENTO: O QUE MUDA?

Essa importante doença crônica não para de aumentar no mundo todo. Em relação aos idosos, dados recentes apontam para uma prevalência de 22 % de diabéticos entre os 60 +. Várias situações somam-se para o aumento dessa doença, como aquelas do próprio processo de envelhecimento (perda de massa muscular, aumento da gordura e diminuição da sensibilidade à insulina), diminuição da atividade física e o aumento da obesidade. Dessas, a perda de massa muscular, termo conhecido como sarcopenia, apresenta papel de destaque. Ela aumenta os níveis de glicemia e, por outro lado, idosos diabéticos chegam a perder 3 vezes mais massa muscular do que idosos sem diabetes. Atualmente dispomos de várias medicações que agem de diferentes modos no organismo causando melhor controle da glicemia, além de diferentes tipos de insulina, o que sem dúvida alguma, melhorou demais o tratamento.  Entretanto, quanto mais idoso e frágil for o paciente, mais cuidados devemos ter em termos de evitar a queda acentuada da glicemia, conhecida como hipoglicemia. Ela apresenta graves complicações como convulsões, quedas, fraturas e arritmias. Portanto, os alvos ou metas de controle do idoso com diabetes variam conforme a idade e a presença de fragilidade. Nessas situações, não podemos ser tão agressivos com a diminuição dos níveis de glicose para não incorrer em prejuízos graves ao paciente. Nunca podemos esquecer da importância da atividade física e da dieta, quando se fala de diabetes. Porém, mais uma vez, no idoso existem algumas considerações. Sempre é recomendado que, além da famosa caminhada, que não deixa de ter importância principalmente naqueles acima do peso ideal, a musculação faça parte do tratamento. Porquê? Mais uma vez, porque ela melhora a massa muscular, fazendo a insulina agir e colocar a glicose para dentro do músculo, além de diminuir a liberação de substâncias inflamatórias que se elevam devido à falta de atividade muscular.  Evitar doces e tudo que pode elevar a glicose rapidamente é importante, mas ingerir proteína em quantidade adequada é tão importante quanto na construção de músculos saudáveis, que como visto, ajudam no controle do diabetes. Um abraço a todos.Geriatria – Dr Roberto M. Betitohttp://geriatriafacil.com.br

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CAMINHADA COM A EDUCADORA FÍSICA - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 21/07/2020
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Caminhar faz bem para o corpo e a mente.O exercício físico é a maneira mais importante de atuar em termos de prevenção de doenças e promoção de um envelhecimento saudável.

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DIETA PARA PREVENIR ALZHEIMER - RESIDENCIAL SANTORINI
  • 09/07/2020
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Sabe-se que metade das pessoas com mais de 85 anos irão desenvolver Alzheimer. Infelizmente ainda não existe a cura para a doença, porém, há esperanças de que dependendo de nossa alimentação e estilo de vida, podemos reduzir em até 53% o risco de desenvolver Alzheimer. Um estudo realizado por mais de 20 anos que analisou alimentos que contribuem para a saúde do cérebro na Universidade Rush, em Chicago (EUA), demonstrou que a alimentação pode nos ajudar a reduzir as chances de desenvolver a doença e desacelerar as perdas cognitivas (perda de memória, por exemplo) que acontecem com  o passar da idade. Batizada de “MIND”, a dieta sugerida pela pesquisa é uma junção da Dieta do Mediterrâneo com a dieta DASH (sigla em inglês que traduzida significa “Abordagem Dietética para parar a Hipertensão”). Os nutrientes que apresentam as maiores evidências na prevenção da Doença de Alzheimer e da degeneração cognitiva são a vitamina E, vitaminas do complexo B (B9 – ácido fólico e B12) e DHA (ácido docosaexaenoico, componente do ômega-3). A vitamina E é encontrada em óleos vegetais, castanhas, sementes e grãos integrais; o DHA está presente em peixes e frutos do mar (também pode ser consumido como suplemento). Já a vitamina B9 ou ácido fólico, é encontrada em folhas de cor verde escura. A vitamina B12 sofre diminuição da absorção devido à mudanças fisiológicas do envelhecimento, por isso, muitas vezes deve ser suplementada, mas, ela é adequada nas dietas de quem consome carnes, ovos e laticínios. Por outro lado, devem ser evitados alimentos que afetam o cérebro de forma negativa como aqueles que possuem excesso de gordura saturada como frituras, queijos amarelos, doces, bolos, tortas, folhados. Estes itens devem ser consumidos apenas 1 vez na semana. Veja como seria a dieta MIND e se você está contribuindo de forma positiva para seu cérebro funcionar a pleno vapor: DIETA PARA PREVENIR ALZHEIMER Mínimo por dia 3 porções de grãos integrais 1 porção de legumes 1 taça de vinho ou suco de uva   Mínimo por semana 6 vezes – folhas verdes 5 vezes – castanhas 3 vezes – leguminosas (feijão, lentilha, soja e grão-de-bico) 1 vez – peixe 2 vezes – aves 2 vezes – berries (morango, amora, framboesa, mirtilo) Azeite de oliva como óleo principal   Máximo por dia 1 colher de chá de manteiga e margarina   Máximo por semana 4 vezes – carne vermelha e produtos derivados 1 vez – queijo 1 vez – frituras e fast food 5 vezes – doces, bolos, tortas, folhados e sobremesas em geral   Marilia Z. Toledo Betito Nutricionistahttp://geriatriafacil.com.br

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NÃO DEIXE FALTAR ÁGUA !
  • 07/07/2020
NÃO DEIXE FALTAR ÁGUA !

Em toda consulta pergunto para meus pacientes a quantidade média de líquidos que ingerem durante um dia, mesmo eu já sabendo a resposta antes de responderem. Na enorme maioria das vezes é uma quantidade muito baixa, e muitas vezes afirmam que só bebem em último caso ou com remédios. Porque uma coisa tão simples como beber água é tão difícil para uma pessoa de mais idade ? Com a idade, temos uma mudança no cérebro que leva a uma menor percepção da sede. Por isso, o idoso tem que “forçar” mesmo para beber a quantidade suficiente durante o dia, que para uma pessoa de 70 kg é em média de 2 litros. O engraçado é que, a simples idéia de ter que tomar 8 copos de 250 ml por dia é rechaçada de pronto, é tida como um absurdo inatingível. Por isso sugiro que tome meio copo desses de requeijão, de hora em hora, pois dá no mesmo. Assim, a pessoa não percebe que está tomando uma boa quantidade. Outra coisa: pelo menos metade do líquido que uma pessoa deve ingerir por dia deve ser de água, o restante pode ser de outros alimentos, como sucos, chá, leite ou gelatina. O processo natural de envelhecimento leva a diminuição de tecido muscular (a massa magra) e aumento do tecido gorduroso. Portanto, mesmo que uma pessoa de 70 anos aparentemente não seja obesa, ela tem mais gordura do que músculo. Acontece que o tecido muscular retém mais líquido do que o gorduroso, o que faz com que o indivíduo mais idoso seja praticamente um “desidratado crônico”. Viver nessa situação limítrofe ocasiona mais facilidade para sofrer os efeitos nocivos de uma situação de perda de líquido, como uma diarréia, excesso de sudorese em tempos de mais calor, maior suscetibilidade aos efeitos de diuréticos, bem como da falta crônica de ingesta de líquidos. A falta de líquidos pode acarretar, entre outros, desidratação, problemas renais, quedas, hipotensão postural (aquela tontura que se sente ao levantar da cadeira), diminuição da urina, obstipação intestinal , aumento do nível no sangue de determinadas medicações e quadros de confusão mental aguda, muitíssimos frequentes no idoso e com gravidade variável, frequentemente levando à internação. Realmente, é impressionante como um hábito tão simples como esse pode prevenir e solucionar tantos problemas potencialmente graves. Portanto, vamos prestar mais atenção.Geriatria – Dr Roberto M. Betitohttp://geriatriafacil.com.br

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